Porque o Tesouro Selic está com baixa rentabilidade?

Você está acompanhando o seu saldo de Tesouro Selic nos últimos dias? Percebeu se sua rentabilidade está abaixo do esperado ou até mesmo nula? O que está acontecendo? O que você deve fazer?

O governo está precisando captar recursos para atender os programas sociais em razão da pandemia e tem oferecido um volume elevado de títulos ao mercado. Como não há demanda suficiente para um título de baixa remuneração, o mercado exige que que o emissor ofereça um prêmio para estar disposto a investir no título. É a tal lei da oferta e da procura. Se há mais vendedores do que compradores, o preço cai. Se o emissor tem que oferecer mais rentabilidade para quem compra, o valor presente do título precisa sofrer uma redução, ou um deságio, cujo ajuste reflete na rentabilidade do título. Esse comportamento é incomum e só ocorre nos momentos de maior estresse no mercado.

O seu extrato revela o valor do título caso você queira vendê-lo nesse momento. O mercado, porém, busca sempre o equilíbrio através de ajustes na oferta e na demanda, e com isso o spread (diferença entre preço de compra e de venda), tende a voltar à normalidade. Como investimos para o longo prazo e essa distorção tende a voltar ao equilíbrio, não há nada com que você deva se preocupar nesse momento.

O que você deve fazer nesse momento é ignorar essas distorções momentâneas de mercado, manter seus investimentos no Tesouro Direto e continuar investindo consistentemente,  pois quando o spread se reduzir, a rentabilidade perdida retornará como ganho mais à frente. No longo prazo, esses movimentos tendem à irrelevância.

Caso queira se aprofundar, leia esse material da Nord Research, uma casa de análise independente, que explica com mais detalhes o que ocorre:

https://www.nordresearch.com.br/artigos/nord-insights/o-que-aconteceu-com-o-meu-tesouro-selic/

Abraços.

Murilo Pércia

×