Em 16/11 entrou em vigor o PIX, novo sistema de pagamento rápido, simples e seguro, baseado em tecnologia que promete a realização de pagamentos e transferências bancárias em cerca de 10 segundos, segundo estima o Banco Central.

O PIX promete uma revolução nos sistemas de meios de pagamento e transferência atuais,  cujas  limitações o PIX pretende eliminar, como por exemplo a possibilidade de efetuar transferências e pagamentos instantâneos em qualquer horário, durante todos os dias da semana (24 x 7).

Os bancos digitais estão oferecendo esses serviços a custo zero, seguindo o compromisso de não cobrar serviços de seus clientes. Com relação aos bancos tradicionais, o tempo dirá como agirão (a isenção de taxa é obrigatória apenas para operações entre pessoas físicas).  O fato é que o PIX tem custos operacionais mais baixos do que DOC e TED (que continuarão existindo) e certamente os clientes serão beneficiados através de isenção ou redução de tarifas.

As transações poderão ser realizadas após o cadastramento da chamada “chave PIX” junto ao seu banco, simplesmente adicionando-a às suas contas correntes já existentes. Chaves válidas:

  1. CPF ou CNPJ;
  2. Celular;
  3. Email; ou
  4. Chave aleatória (sequência de letras e números).

É possível registrar até 5 chaves PIX por conta pessoa física e 20 chaves PIX por conta pessoa jurídica. Não é possível, porém, cadastrar uma mesma chave em mais de uma conta. No entanto, será possível fazer a portabilidade de chaves para outra instituição.

As chaves PIX serão a única informação que você precisará saber para pagar ou transferir recursos para o destinatário, ou que precisará informar quando for o recebedor.

Agora, é seguir as orientações dadas pelas instituições onde você mantém vínculo, efetuar o seu cadastro PIX e passar a usufruir dessa nova tecnologia. É possível que surjam dúvidas ao longo do caminho, as quais os bancos têm se preparado para solucionar.

Abraços e espero que todos adotem o PIX para desfrutar de suas vantagens, e que tenham uma boa experiência.

Murilo Pércia.

×